Como Criar um Website de Portfolio: Um Guia Detalhado

Imagem

Como Criar um Portfolio em Website

Um Guia Detalhado


Neste simples guia passo-a-passo, vou levá-lo através de todo o processo de criação de um site pessoal atraente para exibir seu melhor trabalho e, eventualmente, fazer com que seja contratado.

O processo inclui quatro etapas essenciais e não vai demorar mais do que 20 minutos. Cobrirá todas as lacunas de conhecimento de web design e tornará possível ter um website de portfólio impressionante sem ter que tocar em qualquer linha de código.

Clique aqui para ir para o primeiro passo.

Aviso: Este post contém links de afiliados, o que significa que eu recebo uma pequena comissão sobre uma compra sem custo adicional para vocês. Eu acredito nos produtos mencionados no artigo e tenho uma vasta experiência com eles. Se vocês comprarem através do meu link de afiliado, muito obrigado pelo vosso apoio!

Passo 1: Escolher um nome de domínio

Antes de começarmos a construir o site, vamos rever rapidamente os nomes de domínio.

Quase todas as empresas de hospedagem vendem nomes de domínio. Ao comprar um plano de hospedagem (discutiremos isto em etapa 2), a maioria das empresas de hospedagem fornecem um nome de domínio gratuito por um ano para você.

Ao escolher um domínio, você pode sentir uma vontade de ser criativo, ou mesmo engraçado. O melhor conselho que lhe posso dar é que o mantenha simples.

Você deve usar o seu nome como nome de domínio?

Recomendo vivamente o uso do seu nome exacto para o domínio. A razão é que é a melhor maneira de garantir que o seu site é a primeira coisa que aparece quando as pessoas procuram por você online. Caso contrário, podem entrar na sua página pessoal do Facebook ou outras páginas aleatórias que não tenham nada a ver com você.

É melhor ter o maior controlo possível sobre os resultados da busca pelo seu próprio nome, e um domínio para o seu nome é a melhor maneira de o fazer.

Se o domínio para o seu nome não estiver disponível, tente adicionar uma palavra no final, como "johndoeportfolio.com" ou "johndoeart.com". O importante é ter o seu nome completo lá dentro.

Passo 2: Coloque o site do seu portfólio online

O próximo passo é estabelecer onde o seu site será hospedado. Para este guia vou cobrir 3 opções, uma para cada tipo de usuário.

  • Usando Wix.com (para aqueles que querem uma solução pré-feita fácil de usar)
  • Usando Bluehost (para aqueles que querem mais controle, mas não querem gastar muito dinheiro)
  • Usando Kinsta (para aqueles que querem a solução premium mais avançada, e não se importam de pagar por ela)

Como colocar o site do seu portfólio online usando o Wix

Wix é um construtor de websites que qualquer pessoa, com zero experiência em web design, pode usar para construir um website com aspecto profissional em minutos. Wix é muito popular devido à sua flexibilidade e facilidade de uso. Nesta seção, vamos rever a criação de um site pessoal de portfolio usando o Wix.com.

Criar uma conta

Criar uma conta no construtor do site Wix é muito simples. Você pode até se cadastrar com suas contas no Google ou Facebook.

Visite a página inicial www.wix.come clique em "Começar".

Você será redirecionado para a página de Cadastro. Digite o seu endereço de e-mail e uma nova senha, depois clique no botãoCadastre-se.

O próximo passo é uma pequena pesquisa para ajudar a Wix a conhecer as suas necessidades para que eles possam proporcionar a melhor experiência possível. Pode optar por responder ao inquérito ou ignorá-lo.

A pesquisa é composta de apenas três perguntas e levará menos de 30 segundos para ser concluída. Escolha nunca o fez antes, pois este guia é destinado tanto para iniciantes como para usuários avançados.

Uma vez selecionada a última opção, você será redirecionado para a página seguinte, onde você terá a opção de escolher entre usar o Designer de Inteligência Artificial da Wix ou o Editor do site Wix para criar o seu site.

Usando o Wix's Artificial Intelligence Designer (ADI) para criar um website de portfólio

Clique em "Start Now" para usar o Wix ADI ou "Choose a Template" para criar o seu próprio site fantástico usando o Wix Editor do site. Neste guia, vamos explorar ambos, começando com a opção Wix ADI, que é a melhor opção para desenvolvedores não web.

Escolha o tipo de website que deseja criar; neste caso, um website de portfólio. Clique em next para escolher os recursos que você quer no website.

Nós escolhemos a "loja online" aqui, porque vamos exibir o nosso trabalho e os visitantes devem poder contactá-lo e contratá-lo. Note que pode optar por saltar este passo e adicionar funcionalidades mais tarde. Depois disso, clique em Next.

Escolha uma marca/nome comercial, ou use o seu próprio nome. O que você escolher aqui será usado como seu nome de domínio. Nós usamos a nossa marca, "bloopanimation" como exemplo. Clique em Next (Seguinte).

Como estamos trabalhando em um novo projeto, assume-se que não temos um site existente ou lugares no Google, então clicaremos em "Pular" para revisar e editar nossas informações.

Preencha os campos fornecidos; o seu e-mail já está lá. Adicione seu logotipo, endereço, número de telefone, fax (se tiver) e links para contas sociais.

Na página seguinte, escolha um tema para o seu site (você pode mudar facilmente os temas mais tarde). Selecione um e clique em continuar.

Se você fez o upload de um logotipo, você terá a opção de criar uma paleta de cores a partir desse logotipo. Você pode pular se não tiver uma, ou clicar em "Criar Paleta" para continuar.

O próximo passo é escolher um design de página inicial.

Seleccione qualquer um dos desenhos apresentados ou salte. Você ainda pode alterá-los mais tarde. Depois de selecionar um desenho, você será levado ao Editor Wix ADI.

O Wix Editor tem três áreas principais, que são identificadas na imagem abaixo como; (1) Área do Menu Superior (2) Área da Barra Lateral, e (3) Área da Página Principal.

É importante que olhemos profundamente para cada uma dessas áreas e como elas funcionam. 

Área do Menu Principal: A área do menu principal é composta pelos seguintes separadores:

  • A) Seletor de páginas ativo: Aqui é onde você selecionará uma página que deseja que apareça na área de página principal para edição.
  • B) Adicionar: Isto é usado para adicionar uma nova página ou uma nova secção de página.
  • C) Desenho: Esta área permite-lhe alterar temas, cores, fontes, animações ou desenhos de páginas.
  • D) Gerir a Loja: Isto é usado para criar uma loja online. Como o nosso interesse é criar um portfólio, nós vamos saltar isso.
  • E) Botões Desfazer/Refazer: Desfazer ou refazer uma acção.
  • F) Ajuda: Aceda à base de dados de ajuda Wix.
  • G) Site: Esta aba contém uma lista de sub-menus como "criar um novo site", "meu site", "conectar domínio", etc. O nosso único interesse aqui é o "connect domain"; outros são bastante simples.
  • H) Sino de notificação: Todas as suas notificações vão aparecer aqui.
  • I) Upgrade: Para conectar seu domínio, você precisará fazer um upgrade para uma conta premium. Você pode encontrar todos os planos de atualização aqui.
  • J) Pré-visualização: O separador de pré-visualização irá permitir-lhe pré-visualizar o seu design antes de o publicar.
  • K) Publicar: Uma vez terminado o design do site e feliz com o que viu na pré-visualização, você pode ir em frente e pressionar o botão publicar para publicar o site do seu portfólio.

Área da barra lateral: A área da barra lateral é normalmente usada para exibir informações que não fazem parte da página principal. Para começar, clique em uma seção e ela se abrirá para edição na área da barra lateral. A partir daí, você pode alterar arquivos de mídia como imagens, editar texto e outras coisas.

Abaixo está uma captura da seção de cabeçalho como ela aparece na área da barra lateral.

Você pode alterar o design da seção, adicionar/editar menu, adicionar uma associação ao seu site, e muito mais desta área. Para adicionar qualquer um desses recursos ao seu site, basta clicar na caixa de seleção ao lado dele.

Vamos dar uma olhada em alguns deles:

  • Menu Site: Cada página que você adiciona ao seu site aparece aqui. Você pode editar páginas, reorganizar a ordem das páginas ou apagar páginas.
  • Barra de Login de Membros: Esta funcionalidade é para sites de membros.
  • Nome comercial: O nome da empresa que escolheu anteriormente é guardado aqui. No entanto, você ainda pode mudar o nome a partir daqui a qualquer momento. 
  • O slogan: Definir um slogan para o site.
  • Logotipo: Adicione um logotipo ou mude um já existente.
  • E-mail do site: Editar ou adicionar uma nova conta de e-mail.
  • Número de telefone: Editar ou adicionar um novo número de telefone.
  • Botão: Permite-lhe adicionar botões como o "Contacte-nos" ou "Entre em contacto"..
  • Contas sociais: Edite ou adicione as suas contas sociais.

As opções acima estão incluídas com a seção de cabeçalho. As outras secções têm as suas respectivas características. Clique em qualquer outra secção e as funcionalidades de edição aparecerão na barra lateral.

Área da página principal: Esta é a principal área de visualização onde pode ver o seu design. O visualizador é incrivelmente intuitivo de usar. Basta clicar em uma seção para editar, reordenar/mover, desenhar ou excluir do seu site.

Você pode ter quantas seções quiser, mas recomendamos que seja simples, com 5 ou 6 seções. As seções de cabeçalho e rodapé não podem ser movidas/registadas, mas podem ser editadas.

Seções do corpo: Ao contrário da seção de cabeçalho, você pode duplicar, mover, apagar a seção do corpo. Você também pode editá-la e desenhá-la. As duas setas na parte superior direita são usadas para mover uma seção para cima/baixo. Enquanto a opção "move to..." no menu suspenso na parte superior esquerda é usada para mover uma seção para uma determinada área.

As Seções Rodapé/Cabeça: Como mencionei antes, você só pode editar e desenhar a seção de rodapé.

Então vamos dar uma olhada no nosso resultado final. Para este exemplo apagámos todas as páginas, deixando apenas a página inicial. A nossa página inicial tem seis secções. 

  • A seção de cabeçalho
  • Seção de boas-vindas
  • Seção de galeria Pro (servia como seção de portfólio)
  • A secção de citações
  • A seção de contato
  • A seção do rodapé

Usando o editor do website da Wix para criar um website de portfólio

Agora que vimos como funciona o ADI da Wix, vamos dar uma olhada em como personalizar o site do nosso portfólio usando o Editor Wix. Para usar o Wix website Editor, vá até Wix e siga todos os passos como indicado anteriormente. Desta vez, selecione a opção "escolha um modelo".

Na página seguinte, você verá muitos lindos modelos espalhados em várias páginas. Navegue e faça uma escolha.

Passe o mouse sobre o modelo que você deseja usar e clique em "visualizar" para visualizar o modelo, ou "editar" para começar a trabalhar com o modelo imediatamente.

Uma vez que você clique no botão "editar", ele o levará para o editor do site Wix. O editor é bastante simples e fácil de usar; vamos dar uma olhada em alguns dos recursos.

Na imagem abaixo clicamos duas vezes no título para tornar editável, para que você possa facilmente digitar o título do seu site. Você pode alterar o tipo de título, a fonte, o tamanho da fonte, a cor da fonte e outras opções de formatação de texto usando a caixa "configurações de texto". A caixa "definições detexto" só aparece quando você quer editar um texto.

Você pode editar o menu e as páginas, adicionar um fundo e adicionar mídia ao seu site. Você pode clicar nos elementos da tela para editá-los.

Você pode salvar ou pré-visualizar seu site antes de publicá-lo. Quando você estiver pronto para publicar, clique no botão "publicar" no canto superior direito. Recomendamos salvar seu trabalho de vez em quando para evitar perder seu design.

Se esta é a sua primeira vez que se dedica ao design de um website, pode achá-lo confuso. Mas o editor do Wix é tão simples de usar, que depois de brincar um pouco com ele, você vai pegar o jeito e se sentir confortável navegando por ele.

Aqui está o nosso resultado final:

Conectando um domínio personalizado ao seu site Wix

Você pode conectar um domínio personalizado ao seu site Wix a partir de diferentes lugares no painel do seu site. Para conectar o seu domínio, vá para a sua conta no canto superior direito da página. Um pop-up irá aparecer com uma chamada para acção "Get a Domínio".

Você também pode fazer isso visitando seu perfil ou simplesmente clicando em "Obter um domínio" bem ali no seu painel de controle.

Depois disso, ser-lhe-á apresentada uma opção para comprar um novo domínio ou ligar um domínio que já possui.

Para conectar um domínio que você já possui, você deve atualizar para um plano Wix Premium. Vá em frente e atualize seu plano se você deseja conectar seu domínio já adquirido.

Se você não tem um domínio e deseja comprar um novo, então clique em "comprar um novo domínio". ”

Digite o novo domínio que você deseja comprar e clique no botão "pesquisar" para verificar se o domínio está disponível.

Clique em "Obtê-lo". Você atualizará para um plano anual que inclui um domínio gratuito de 1 ano, ou comprará o domínio e atualizará mais tarde.

Nota: o domínio não será atribuído ao seu site até que você atualize.

Selecione um plano para passar para o pagamento.

Recomendamos o plano anual para que possa obter um voucher de domínio gratuito e outras excelentes funcionalidades.

Introduza os detalhes do seu cartão e submeta a sua compra.

Parabéns! o seu plano premium está pronto e você está pronto para construir o seu website de portfólio!


 

Como colocar o website do seu portfólio online usando o alojamento web Bluehost

Se você planeja usar o WordPress (o mais popular Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) para projetar seu website de portfólio, então use Bluehost para hospedar o seu site é a melhor opção para iniciantes.

Nesta secção vamos levá-lo através de todo o processo de criação de uma conta de hospedagem na BluehostO WordPress é uma ferramenta para registrar um domínio, instalar e ativar o WordPress sobre ele. 

Porquê Bluehost?

Bluehost é uma das empresas de hospedagem mais populares, confiáveis e confiáveis do mundo. Nós usamos a Bluehost para hospedar a Bloop Animation em seus primeiros anos (antes de mudar para KinstaO serviço de hospedagem mais pesado, destinado a sites com tráfego intenso e necessidades de comércio eletrônico, tem sido a opção mais rápida e acessível para muitos outros como nós.

Como criar uma conta no Bluehost e instalar o WordPress

1. Começando

Para criar uma conta na Bluehost, visite www.bluehost.com e clique no botão "Comece Agora".

2. Selecione um plano de hospedagem

O objetivo do seu projeto determina o melhor plano de hospedagem para você. Se você está criando um site de portfólio, você provavelmente deve Vai para o plano básico. 

A coisa boa sobre Bluehost é que quando o seu site começa a receber muito tráfego, você pode sempre atualizar para um plano superior sem qualquer efeito no seu site. Tendo isso em mente, nós estaremos nos inscrevendo com o plano básico para o nosso website de portfólio.

Com a hospedagem compartilhada, que é amplamente utilizada e acessível, podemos facilmente instalar e ativar nosso site WordPress. Ao contrário da hospedagem de Servidor Privado Virtual (VPS), o gerenciamento de servidores e patches de plataforma são tratados por provedores de hospedagem de hospedagem compartilhada. Portanto, não precisamos nos preocupar com todos eles.

Vamos ver os planos de hospedagem compartilhada da Bluehost e suas características.

3. Registar um nome de domínio

No início deste guia, nós escolhemos um nome de domínio. Agora que escolhemos um plano de hospedagem, podemos finalmente registrar esse nome de domínio.

Felizmente, a Bluehost dá-lhe um domínio gratuito durante o primeiro ano ao adquirir um plano de alojamento.

Temos três opções para escolher.

  1. Criar um novo domínio
  2. Use um domínio que você já possui. Se você escolher esta opção, você terá que apontar os servidores de nomes de domínio para o alojamento Bluehost. Clique aqui para saber mais sobre a criação de nameservers.
  3. Salte e crie um nome de domínio mais tarde.

Para o propósito deste guia, nós vamos com a primeira opção.

4. Crie a sua conta

Depois de clicar em "Next" depois de fornecer o seu nome de domínio, você será levado para a página seguinte, onde você criará uma nova conta ou entrará se você já tiver uma conta com a Bluehost.

Preencha as informações da conta e prossiga para o próximo passo. 

5. Escolha Informações do pacote e extras.

Escolha o seu plano de conta dependendo do seu orçamento; você pode ir por 12 meses ou mais. Você vai notar que quanto mais longo for o plano, mais barato será o preço mensal.

Preço Básico 12 Meses - $5.95/mês - $71.40/ano

Preço básico 24 Meses - $4.95/mês - $118.80/ano

Preço Básico 36 Meses - $3.95/mês - $142.20/ano

Você pode escolher qualquer um dos seguintes pacotes extras:

  • Proteção da Privacidade do Domínio: Custa mais $0,99 por mês (cobrado anualmente a $11,88/ano). A privacidade do domínio protegerá suas informações pessoais (por exemplo, seu nome, e-mail, país e endereço) do ponto de vista do público. Isto só é recomendado se você quiser que suas informações de domínio sejam anônimas.
  • Segurança SiteLock: Custa $1,99 por mês (cobrado anualmente a $23,88/ano). Este complemento verifica o seu endereço de e-mail, endereço físico e número de telefone. Este recurso é necessário se você pretende provar sua credibilidade aos seus clientes.
  • CodeGuard Basic: Custa $2,99 por mês (cobrado até o final do período de hospedagem). Isto fornece segurança extra, permitindo que você faça backup do seu site regularmente. 
  • Bluehost SEO Tools Start: Custa mais $1,99 por mês (cobrado anualmente a $23,88/ano). A ferramenta SEO da Bluehost que pode ajudar o ranking do seu website nos motores de busca.
  • 1 Caixa de correio Office 365: Vem grátis durante os primeiros 30 dias. É uma plataforma de e-mail alimentada pela Microsoft.

Eu recomendo adicionar o pacote Privacidade do Domínio. O resto é, na minha opinião, um pouco exagerado para websites de portfólio.

Em seguida, vamos adicionar as nossas informações de pagamento e enviar. Se você não quiser pagar com cartão de crédito, você pode clicar em "mais opções de pagamento" para pagar com PayPal.

Depois de introduzir todas as informações correctamente e clicar em "enviar", receberá um e-mail de confirmação e uma mensagem de felicitações. Você se inscreveu com sucesso na Bluehost! Clique no botão "Create Account" (Criar Conta) para continuar.

Bluehost normalmente cria um site para você automaticamente após o registro. No entanto, você pode excluir este site indo para"Gerenciar Site", clique em"Configurações", depois vá para o final da página e exclua-o.

  1. Instalação do WordPress usando o botão "One-click Installation" da Bluehost

Depois de se inscrever no Bluehost, a próxima coisa a fazer é instalar e ativar o WordPress. Com a "Instalação com um clique" da Bluehost para WordPress, você pode instalar o WordPress com um clique e em pouco tempo.

a) Entre na sua conta Bluehost. No seu painel, clique em "Meus Sites", e depois em "Criar Site".

b) Digite um nome e uma tagline para o seu novo site WordPress e clique em "Next".

c ) Se você registrou um domínio, a partir da seta suspensa, escolha um domínio que você deseja usar para o site do seu portfólio. Certifique-se de desmarcar as caixas para os plugins que você não precisa. 

Anote seu nome de usuário WordPress e senha, e clique no link "login para WordPress" para continuar.

Agora que terminamos com a instalação do WordPress, precisamos obter um modelo para desenhar o visual real do site. Cobriremos isso extensivamente em etapa 3.


Como colocar o site do seu portfólio online usando Kinsta

Kinsta é um serviço de hospedagem Wordpress premium. É o mais rápido e seguro que já encontramos, e tem um excelente serviço ao cliente. Eu simplesmente não os posso recomendar o suficiente.

Eles não são baratos, com o plano mais barato a partir de 30 dólares/mês, mas valem mais do que isso.

Todos os planos vêm com uma migração Wordpress gratuita, o que significa que Kinsta irá transferir todo o seu site para você a partir do seu serviço de hospedagem anterior, e configurar tudo para você.

Seus planos também vêm com um CDN gratuito, backups diários automáticos, excelente suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, e um certificado SSL gratuito. A maioria dos serviços de hospedagem cobra por este tipo de add-ons.

Depois de escolher um plano, basta passar pelo processo de checkout, e as pessoas amáveis da Kinsta irão guiá-lo durante o resto do processo.

Uma vez configurado o seu site Wordpress, o resto do processo de desenho do seu site é o mesmo que qualquer outro serviço de hospedagem, e nós cobriremos isso no passo 3.

Passo 3: Crie seu site de portfólio no Wordpress usando um tema (gratuito / pago)

Nesta parte estaremos trabalhando no WordPress para mostrar como obter e montar um novo tema. Começaremos com a instalação de um tema em branco (que na verdade cobrimos no passo 2), até a instalação de alguns temas gratuitos e premium.

Se você está hospedando seu site WordPress na Bluehost ou em outros provedores de hospedagem, você tem a liberdade de usar qualquer tema (tanto gratuito quanto pago) para o seu site. Recomendamos que se mantenha afastado de temas sem nexo ou rachaduras para evitar instalar ficheiros maliciosos no seu website, tornando-o assim vulnerável a hacking.

X Theme - o nosso tema premium mais recomendado

Antes de abordarmos alguns temas recomendados gratuitos e pagos, queremos mostrar-lhe como configurar o que consideramos ser um dos melhores temas que existem - X. É o tema que usamos na Bloop Animation, e o meu tema go-to x sempre que monto um site.

X é feito pela themco. ei fazer 2 versões do tema: X, e Pro. Pro é apenas uma versão mais customizável do X. Para a maioria das pessoas eu recomendaria ficar com o X.

Para conseguir X, teremos que ir para Os anteriores.

Obtendo temas WordPress premium de Themeforest

Existem muitos sites temáticos temáticos premium de confiança, mas nós os recomendamos antes de tudo. Themeforest é o fornecedor número 1 de sites temáticos premium, e eles têm um tema para praticamente qualquer finalidade, incluindo sites de portfólio.

Então vamos para themeforest.net. Na caixa de pesquisa, digite "x tema" e clique em Pesquisar.

O primeiro resultado deve ser o tema que estamos procurando. Clique no ícone do carrinho de compras para adicioná-lo ao carrinho.

Um pop-up aparecerá com opções para escolher entre Licença Regular e Extendida, e entre 6 e 12 meses de suporte. Para este projeto, nós vamos com as licenças regulares com um plano de suporte de 12 meses, que custa $35,38 no total.

Para continuar, clique em Adicionar ao carrinho, e depois em Ir para pagamento.

Após clicar em Secure Checkout (Pagamento Seguro), você precisará criar uma conta ou fazer login em uma conta já existente, se você tiver uma.

Escolha um nome de usuário e uma senha para criar uma conta e continuar.

A seguir, preencha seus dados de faturamento e clique em salvar e continuar.

Escolha uma opção de pagamento e complete a transação. Existe uma opção de cartão de crédito, Paypal, ou Skrill.

Assim que o seu pagamento for confirmado, você receberá um e-mail de confirmação do ThemeForest. O tema será adicionado à sua conta do ThemeForest.

Aceder e descarregar os seus temas após a compra

Depois de comprar o tema X, você precisará fazer o download do arquivo de tema antes de instalá-lo em sua hospedagem Bluehost, onde você já ativou o WordPress.

Para fazer isso, entre na sua conta ThemeForest, passe o mouse sobre o seu nome de usuário no canto superior direito e clique em downloads.

Na página de downloads, você verá todos os temas e itens que você comprou no ThemeForest. Clique no botão de download ao lado do tema x e, em seguida, selecione o arquivo Installable WordPress apenas para fazer o download do tema. Ele fará o download do arquivo em formato zip.

Instalando o tema

Depois de baixar os arquivos de temas da sua conta ThemeForest, faça o login na sua conta WordPress que você instalou no Bluehost. Uma vez logado, passe o mouse sobre a seção "Aparência" e selecione o sub-menu "Temas".

Na página seguinte, clique em Add New (Adicionar novo).

Em seguida, clique em Upload Theme (carregar tema).

Instale o arquivo temático selecionando a opção Escolher arquivo. Localize e selecione o arquivo zip que você acabou de baixar.

Clique no botão Install Now (Instalar Agora ) para instalar o tema.

A instalação levará alguns segundos ou minutos, dependendo da sua ligação à Internet. Assim que a instalação for bem sucedida, você verá uma mensagem como esta:

Clique em ativar para activar o tema. Será redireccionado para o painel do tema.

Validando o Seu Tema

Para validar o "x tema", enviando o código de licença que acompanha a sua compra para verificação.

Para obter a chave de compra do ThemeForest, siga estes passos:

  1. Entre na sua conta e clique no nome da sua conta na secção superior direita do ecrã.
  2.  A partir do menu suspenso, clique em "Downloads".
  3. Clique no botão "Download" ao lado do "x tema".
  4. E depois, clique em "Certificado de licença e código de compra" no menu suspenso para fazer o download do arquivo de texto de informações do produto.

Pesquise o Código de Compra do Item no arquivo de texto, e você encontrará a chave de compra para usar na validação do produto.

Agora que você tem sua licença de produto, vá até a instalação do WordPress e acesse a página de validação do produto da seguinte maneira:

Vá para X > Validação.

Você verá um campo de entrada onde você adiciona o número da licença e pressiona enter:

Se tudo correr bem, você receberá uma mensagem de sucesso. Agora, instale o plugin Cornerstone necessário.

Clique em X para ir para o tema X, painel de instrumentos. Clique na nuvem de design Launch.

Na nuvem do Design, você verá muitos temas criativos e bonitos. Escolha o que você gosta e clique em Instalar.

Visite o seu site para ver como fica com o modelo que você escolheu:

Agora você pode ir ao customizador para adicionar suas próprias imagens e customizar o site a seu gosto. Você também pode mudar o tema se não gostar.

Temas recomendados para o website do seu portfólio (premium)

O tema X é, de longe, um dos melhores que existem, mas não é o único. Há muitos outros temas flexíveis e de grande aparência que você pode usar, então vamos voltar a Themeforest e conferir alguns deles.

Com bem mais de 48.600 temas em suas listas, encontrar o tema perfeito para um projeto sobre Eles pode ser difícil assustar os desinformados.

Felizmente para você, nós fizemos a pesquisa para você e encontramos 10 ótimas opções para um website de portfólio.

Avada por ThemeFusion ($60)

Avada é o tema de vendas número 1 de todos os tempos em todos os mercados temáticos populares do WordPress, com mais de 600.000 vendas e contando.

É também o tema de WordPress multifuncional mais utilizado no momento. Construído pela empresa ThemeFusion, Avada usa um Fusion Builder de arrastar e soltar para tornar a personalização do site simples, mesmo para aqueles sem experiência de codificação única.

Depois de instalar o tema Avada (a instalação do tema é feita da mesma forma que instalamos o tema X), vá para o separador Demo se quiser instalar um dos seus modelos de demonstração como ponto de partida.

Passe o mouse sobre qualquer modelo demo, clique em Preview para ver a visualização ao vivo; se gostar, clique em Importar para importar o modelo. Você pode importar o demo que quiser; você só tem que ativar aquele que quiser usar a qualquer momento.

Uma vez que você clique em Instalar, um pop-up irá mostrar-lhe os plugins necessários para importar o conteúdo. Instale e active todos os plugins necessários. Depois disso, marque a caixa Todos para importar o conteúdo da demonstração do modelo selecionado. Em seguida, clique emImportar.

Parabéns! Você importou com sucesso o modelo demo, agora abra uma nova aba no seu navegador e digite no seu domínio para ver como é o seu novo site.

The7 por Dream-Theme ($39)

The7 é outro tema mais vendido em Themeforest, neste momento. Ele apresenta uma integração completa e perfeita com o WPBakery Page Builder (antigo Visual Composer) e Ultimate Addons.

Tendo mais de 1000 Opções Temáticas, quase qualquer desenho imaginável pode ser trabalhado com o tema The7. A funcionalidade Design Wizard permite-lhe criar um website profissional numa questão de minutos.

Os seguintes plugins premium estão agrupados com o tema The7. 

  • WPBakery Page Builder (antigo Visual Composer)
  • Ultimate Addons
  • Revolução dos cursores
  • Deslizador de camadas
  • Tabelas de Preços Go
  • ConvertPlus

É também totalmente compatível com a maioria dos plugins predominantes como WooCommerce, Yoast SEO, etc.

Betheme por Muffingroup ($59)

Com mais de 500 sites pré-construídos prontos para usar e instalação com 1 clique, Betheme dá-lhe possibilidades ilimitadas. O Betheme é adequado para websites de portfólio. Com o seu recurso de arrastar e soltar, qualquer pessoa (incluindo aqueles sem experiência em programação) pode facilmente construir websites de aparência profissional com ele.

Impreza by UpSolution ($39)

Com Imprezanão há limite para o que você pode personalizar para se alinhar com suas necessidades específicas. É um ajuste perfeito para um website de portfólio. Com mais de 220 demonstrações de páginas web pré-fabricadas, a Impreza também vem com um construtor visual de arrastar e soltar e um instalador de demonstração com 1 clique.

Ponte por QODE ($59) 

Ponte é um Tema WordPress para retina multiuso com mais de 500 demos e construtores de 2 páginas construídos sobre a estrutura atraente e flexível da QODE.

Qualquer um dos exemplos de sites de demonstração pode ser importado na perfeição, escolhendo o seu design ou estilo favorito e depois importar páginas e definições com o recurso de importação com 1 clique. Com o tema Bridge, você pode ter um site totalmente equipado, montado e funcionando em apenas alguns minutos.

Enfold by Kriesi ($59)

Enfold é um tema WordPress limpo, super flexível, totalmente responsivo por Kriesi. Enfold pode ser usado para projetar qualquer tipo de site, desde sites de portfolio, sites de negócios, sites de agências, lojas online, e muito mais. Construído sobre a estrutura Avia, a Enfold oferece um plugin multilíngüe que inclui mais de 20 idiomas.

Jupiter X por artbees ($59)

Jupiter X é o seu tema tudo-em-um para criar sites fáceis de pixel perfect com velocidade. Empacotado com o construtor de páginas Elementor (o construtor de páginas líder mundial do WordPress), você pode personalizar Júpiter X diretamente usando o personalizador do WordPress. Além disso, agora você pode construir seus próprios cabeçalhos e rodapés sem esforço, usando os editores visuais.

Com mais de 300 modelos de websites pré-fabricados, Júpiter X também vem com centenas de modelos de blocos de páginas para poupar tempo e trazer inspiração. Novos websites e blocos de templates para Júpiter X são lançados todos os meses.

Descodificar por undsgn ($59)

Descodificar é um tema de WordPress criativo pixel-perfect. É baseado em uma versão personalizada e melhorada do popular WPBakery Page Builder. O Uncode é um tema polivalente, limpo, flexível e adequado para cada design de site. Pode ser usado para um website de portfolio, agência, freelance, negócios, serviços, startup, fotografia, evento, artista, música, etc.

Com mais de 70 layouts de demonstração desenhados profissionalmente, você pode importar e personalizar ao seu gosto. Além disso, com o Uncode Wireframes Plugin, você também pode importar mais de 400 modelos de seção que podem ser combinados para criar um site completo ou uma página de aterrissagem independente. Você pode virtualmente construir o que quiser sem tocar ou mesmo ver uma única linha de código.

TheGem por CodexThemes ($59)

TheGem é um tema WordPress multiuso, responsivo e de alto desempenho com um design artístico moderno para atender a todos os usos criativos para web design.

Desenhado e desenvolvido pela CodexThemes, TheGem é uma caixa de ferramentas definitiva de construção web de elementos de design, estilos e características. Você pode construir um site fantástico e profissional de alto desempenho em poucos minutos sem sequer saber como codificar.

É embalado com mais de 40 conceitos distintos de design multiuso, 150 páginas de demonstração soberbas, 8 configurações de navegação em mais de 20 estilos e layouts de página flexíveis. É perfeito para construir um website de portfólio e qualquer outro tipo de site em poucos minutos.

TheGem é construído com paixão criativa no coração, com designs deslumbrantes e todas as pessoas artísticas irão realmente adorá-lo.

Temas recomendados para o website do seu portfólio (gratuito)

Além de todos os temas premium/paid listados acima, há temas gratuitos que você pode usar para criar um belo site de portfólio.

Depois de instalar o WordPress na sua conta de hospedagem, você terá acesso aos inúmeros temas gratuitos do WordPress.

Como encontrar um tema livre da sua conta WordPress

Para usar um tema gratuito, você terá que encontrar o tema fazendo login em sua conta WordPress. Passe o mouse sobre o Appearance e clique em Temas.

Na página dos Temas, clique em "Adicionar novo". ”

Na página"Adicionar novo", você pode ver os temas em destaque, e ainda há muito mais. Você pode realmente filtrar os temas para obter o que você quer.

Usando o menu de filtros, podemos filtrar temas por; Popular, Últimos e Favoritos. Apenas um clique no filtro "Últimos" retornou 7.656 resultados de temas:

Se você tem um nicho preferido em mente, você pode usar a caixa de busca. Então, para encontrar um tema de portfólio, você pode clicar no separador "Destaque", ou digitar "portfólio" na caixa de pesquisa para ver todos os temas do portfólio. A pesquisa retornou 863 resultados de temas.

Você pode optar por restringir ainda mais a sua pesquisa usando a guia Filtro de recursos.

Normalmente, o uso dessa aba na maioria das vezes é desnecessário, especialmente se você é um iniciante. Mesmo assim, não há mal nenhum em experimentá-la. Vamos selecionar Portfólio sob o cabeçalho Subject, e Três colunas sob o cabeçalho Layout, depois clique em Apply Filters.

Depois disso, ficamos agora com 346 temas. 

Finalmente, com a caixa de temas de pesquisa , você pode pesquisar por um tema se já souber o nome. Vamos pesquisar por Gridster-Lite; esse é o tema livre que vamos usar neste exemplo.

Nossa busca retornou três resultados; vamos usar o primeiro.

Agora que você já viu como filtrar temas livres para obter o tema desejado no WordPress. Vamos ver como criar um site de portfólio usando um dos temas gratuitos, Gridster-Lite.

Usando o tema livre Gridster-Lite

Nesta parte, aprenderemos a desenhar um website de portfólio usando o tema Gridster-Lite gratuito do WordPress.

Depois de pesquisar e encontrar o tema, passe o mouse sobre ele e clique em Instalar. Você pode pré-visualizar para ver como será o nosso site.

Uma vez instalado, clique em Activate.

Vamos ver como fica o nosso site com o novo tema:

Passo 4: Adicionando a sua demo-reel

Muitos dos temas que abordamos têm construtores de páginas ou modelos únicos que você pode importar para criar sites de portfolio com ótima aparência.

No entanto, eu queria ter certeza de que você sabe como criar uma página, adicionar sua demo-reel a ela e defini-la como sua página inicial padrão, no caso de você querer fazer as coisas sozinho.

Então, primeiro, vamos adicionar uma nova página:

Então você será direcionado para o editor de páginas, provavelmente usando o editor de blocos. O editor de blocos é uma maneira muito boa de construir páginas no Wordpress sem usar nenhum tema ou plugin. Vamos nomear a nossa página como "Home".

O editor de blocos permite construir páginas com "blocos", que são basicamente peças diferentes de uma página, criadas com as configurações padrão. Eles podem ser pedaços de texto, ou no nosso caso - um vídeo embutido.

Clique no sinal "mais" preto para adicionar um novo bloco:

Então seu bloco usado mais recentemente aparecerá, mas podemos navegar por todos os blocos diferentes ou procurar pelo que queremos.

Sabemos que estamos procurando adicionar um vídeo a esta página, então vamos digitar "vídeo" na barra de busca:

São-nos apresentadas algumas opções diferentes para incorporar o nosso vídeo. Neste caso vamos escolher o Vimeo, mas você pode usar o YouTube e outros também.

Depois de escolher o Vimeo, vamos inserir a URL do nosso video de demonstração e clicar em "Embed".

O nosso portfólio demo foi agora adicionado à página.

Agora vamos definir esta página para ser a nossa página inicial padrão.

Vá para Configurações -> Leitura:

Selecione uma página estática para ser exibida como sua página inicial, e escolha a página que acabamos de criar (chamada "home").

Agora, quando formos ao nosso site, isto é o que veremos a nossa demo-reel, frente e centro.

Sim, o design não é nada para escrever em casa, mas agora você sabe como criar e editar a sua página inicial. Tente explorar outros blocos, modelos e construtores de páginas para encontrar aquele que funciona para você!

Passo 5: Diretrizes de design do site

Agora que sabemos como construir um site de portfolio, quero falar um pouco sobre alguns conceitos básicos de design para mantê-lo no caminho certo para criar um site de grande aparência, mas também de efeito.

A primeira coisa que precisa ter em mente é manter as coisas simples. Repita este mantra durante todo o tempo de trabalho no seu site.

Se você não tem experiência em design, sua tendência provavelmente será complicar demais as coisas, adicionar mais informações do que o necessário e adicionar tantos elementos quanto possível. Especialmente porque estas plataformas de modelos oferecem tantas opções interessantes. Você pode achar uma ótima idéia incluir um widget de mapas com a sua localização na página inicial, mas não é uma ótima idéia. Limite-se ao básico.

Mais importante, lembre-se para quem você está fazendo este site. Não o está fazendo para você, já sabe tudo sobre ti. Está a fazê-lo para pessoas da indústria que querem saber mais sobre você. Querem alguma informação breve sobre si, ver algum do seu trabalho e uma forma de o contactar. É isso mesmo. Qualquer coisa que não seja essas coisas provavelmente é desnecessária.

Página única vs. Multipáginas

Existem 2 abordagens comuns a um website pessoal de portfólio. O layout de uma página e o de várias páginas.

Uma única página web é uma única página web com um monte de itens de menu no topo que levam a diferentes partes da página, de modo que o visualizador permanece na mesma página o tempo todo.

Um site com várias páginas é quando você divide o site em páginas individuais, uma para cada finalidade. Como uma página de contato, ou uma biografia. Depois, o menu de navegação transfere-o para a página apropriada.

A escolha de um layout é o seu escolha, é uma questão de gosto, mas se você não tem muita coisa para colocar no site, ou se você não pode decidir, a opção mais segura é ir com um layout de página única.

É a opção mais ponderada para os seus leitores, pois facilita a obtenção de todas as informações necessárias num só lugar. Eu pessoalmente acho que é a melhor opção.

Na verdade, eu usado um layout de várias páginas para o meu próprio website de portfolio, porque tinha muito para escrever em cada secção, tinha uma página para os meus curtas-metragens, uma página com a minha biografia pessoal, e queria uma opção de menu dedicada para criar um link para o meu blog em bloopanimation.com.

Mas apesar de ter usado uma página múltipla, ainda assim tratei a minha página inicial como um layout de uma página, incluindo uma foto, uma pequena manchete que resume quem eu sou, um parágrafo mais longo com uma biografia mais detalhada, um link para o meu blog e uma lista dos meus curtas-metragens.

Assim, se alguém saltar no site e não quiser começar a navegar, ainda pode obter todas as informações daquela página.

Tenho muito respeito pelo tempo dos meus leitores e quero ter a certeza de que faço tudo o que posso para lhes facilitar a vida quando eles se dedicam a investigar o que eu sou.

Objetivos

Certifique-se de que sabe qual é o objectivo do seu site. Os meus objectivos com o website podem ser diferentes dos seus.

Estou tentando fornecer algumas informações básicas sobre mim e me posicionar como diretor de animação. Já não estou a tentar ser contratado como animador, por isso nem sequer tenho o meu carretel de demonstração no site.

Eu costumava, quando ainda trabalhava em estúdios, e naquela época a primeira coisa que você via na minha página inicial era um grande vídeo da minha bobina demo, esperando que você clique para assistir. Fiz isso porque sabia que as pessoas que estão visitando o site provavelmente são de um estúdio pensando em me contratar, então eu queria facilitar ao máximo para que elas pudessem conferir meu trabalho.

Trabalhe na sua página inicial para que ela proporcione o que os seus leitores mais se interessam. Ponha essa coisa na frente e no centro.

Conclusão + Recursos

Obrigada por teres continuado com este guia maciço, espero que tenha sido útil.

Para sua conveniência, reuni todos os diferentes recursos mencionados neste guia abaixo, para que você possa consultá-los a qualquer momento.

Boa sorte com o seu trabalho!

Recursos:

Hospedagem do site

  • Wix.com: Para iniciantes que querem uma solução pré-fabricada fácil de usar.
  • Bluehost: Para aqueles que querem mais controle, mas não querem gastar muito dinheiro.
  • Kinsta: Para aqueles que querem a solução premium mais avançada, e não se importam de pagar por ela.

Temas

Artigos